Hoje, dia 27 de abril, é o Dia Mundial da Anta. A criação da data tem um propósito Nobre: a conservação das quatro espécies de antas encontradas no planeta. A anta-da-montanha (Andes), a anta-centro-americana (América Central) e a anta-malaia (Indonésia) estas espécies estão ameaçadas de extinção segundo a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês). Em território brasileiro encontramos uma quarta espécie, a anta-sul-americana, que é considerada vulnerável.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O desmatamento, a fragmentação de seu habitat, a caça e os atropelamentos em rodovias fazem com que a população das antas continue diminuindo. Nada mais justo do que um dia para lembrar a importância desta espécie também conhecida como “a jardineira das florestas”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No Mato Grosso do Sul O animal tem um importante aliado para sua preservação, o Programa ProAnta (Programa de Proteção e Preservação da Anta no Estado de Mato Grosso do Sul),  parceiro da Green Farm CO²Free. Neste ultimo dia 09/04/2015 recebemos o Projeto educacional Anta sem extinção, onde foi ministrado Palestra para alunos de Escola rural vizinha a Green Farm, visando a conscientização para a preservação da espécie.