O Graxaim-do-campo é um animal carnívoro, encontrado nos campos úmidos do Sul do Brasil, no Paraguai, no Norte da Argentina e no Uruguai, que também é conhecido pelo nome de sorro sendo que na Argentina, Uruguai e Paraguai é conhecido como Zorro de las Pampas, o animal pode chegar até 1 metro de comprimento, com pelagem cinza amarelada, o alto da cabeça marrom ferrugíneo, orelhas grandes e focinho afilado.

foguinho (11)

Seus hábitos são crepusculares e noturnos; é um animal solitário, encontrando-se aos pares na época da reprodução. Quando perseguido refugia-se em troncos ocos e buracos de tatu, e pode até se fingir de morto em algumas situações, porém é uma das grandes vítimas de atropelamento em BRs e até mesmo estradas rurais.

O graxaim entrou em situação de alerta no estado do Paraná por sua distribuição restrita, pela caça dele mesmo, pela caça de suas fontes alimentares e pela destruição de seu habitat — monoculturas como soja e pinus estão causando sua migração para outras áreas e morte por falta de fontes de alimentação. O gado solto nos campos nativos também é um dos grandes destruidores do seu habitat.

Fonte: Wikipedia – Graxaim do campo