O Criatório Conservacionista de Animais Silvestres (C.C.A.S) é um local amplo para atendimento, tratamento, criação, reprodução e soltura de espécies em risco de extinção, além de realizar a conservação de espécies incapazes de serem reintroduzidas na natureza, entre elas a onça pintada, a onça parda, a jaguatirica, macacos, paca e diversas aves como mutum de penacho, gaviões, tucanos, araras e papagaios. Fora isso, temos também o objetivo de cuidar de animais apreendidos por tráfego ou posse ilegal.

Os animais são tratados e monitorados até atingirem o estado necessário para serem soltos em seu habitat natural. Com uma de área ampla de habitat para jacarés, que contém reservatório natural de água, faixa de areia e vegetação próprios para criação, recreação e reintrodução na natureza dos animais adultos. Possuímos um Viveiro Central, destinado ao aprendizado de voo de filhotes nascidos no criadouro e para reabilitação das aves adultas recebidas por apreensão de tráfico de animais e que sofreram maus tratos. Área de bosque isolada e especialmente escolhida para hospedar as harpias (a maior espécie de ave de rapina das Américas) ameaçada de extinção. Laboratório e Ambulatório equipados para análises e pequenas intervenções, além de cozinha totalmente projetada e equipada para a armazenagem, preparo e destinação dos alimentos dos animais, câmaras frigoríficas, tanques de limpeza e assepsia além de demais utensílios e equipamentos específicos.

O C.C.A.S. conta com profissionais especializados e estudantes estagiários, veterinários, zootecnistas e biólogos, além de servir como campo de estudos para universidades, escolas e projetos sociais. Um Centro Administrativo dirigido por veterinário e sua equipe funciona para a perfeita organização do complexo.