
A Olimpíada abraçou as causas. Essa foi a mensagem passada na cerimônia de abertura dos Jogos do Rio, neste sábado (5). Refugiados, inclusão e sustentabilidade foram os temas da festa no Maracanã.

Um dos temas centrais da abertura da Olimpíada Rio-2016 foi a defesa da ecologia. A cerimônia tratou dos efeitos da poluição da atmosfera no ar do planeta, que tem como consequência o aquecimento global.
Nos telões, foram mostrados os efeitos do aquecimento com a subida das marés, que inundaria as maiores cidades do mundo. Foi exaltado que a melhor forma de combater os estragos ao meio-ambiente é por meio do plantio de árvores.
Cada um dos atletas recebeu uma semente de uma árvore nativa do Brasil. Os esportistas primeiro carregaram as sementes em um local próprio dentro do estádio, logo depois de desfilarem pela delegação de seus países. Então, 11 mil sementes serão plantadas no Parque Radical de Deodoro. Serão 207 espécies diferentes representando cada delegação.
A pira é bem pequena. Segundo os organizadores, para diminuir o gasto de combustível. Atrás dela há uma escultura que representa o sol, uma energia renovável.


