O ESG é um conjunto de regras e medidas que empresas adotam em sua organização para alcançar metas de evolução na governança ambiental, social e corporativa. Basicamente, é um guia que ajuda grandes e pequenas empresas a se tornarem mais transparentes e contribuir para a construção de um futuro sustentável.
Com o aumento dos níveis de poluição emitidos por grandes indústrias, a atenção do consumidor tem estado em perceber como as empresas têm lidado com os atuais problemas socioambientais desta era. Desta forma, os segmentos que se destacam em práticas responsáveis e que apresentam o famoso selo verde, e as medidas ESG, ganham a confiança e a preferência desse consumidor atento.
O futuro dos negócios é verde.
O senso de responsabilidade ambiental é algo que veio para ficar, e com o avanço das tecnologias de comunicação e consumo, contemplamos hoje um momento revolucionário no cenário de consumo, ainda mais quando olhamos os processos geracionais.
Isso significa que as gerações mais novas, que costumam olhar para a forma como as empresas lidam com os recursos naturais, como se preocupam com a saúde do seu consumidor e com o futuro do planeta; assim, acabam influenciando as tendências do mercado, já que essas gerações mais novas têm mostrado o seu poder através das redes sociais, o que pode impactar diretamente a imagem e reputação das empresas.
Ao se preocupar com o ESG e com o selo verde, por exemplo, processos mais transparentes e passar a olhar com cuidado para as boas práticas ambientais, as empresas ganham a confiança dessa geração que consome e avalia constantemente os produtos e processos.
Esse processo torna-se benéfico não apenas no quesito consumo, mas também aos olhos de investidores e também de outras empresas, abrindo assim grandes oportunidades para aprimoramento, evolução e investimento em diversos setores.
A bússola para um futuro mais justo!
A ONU (Organização das Nações Unidas) tem se empenhado em pensar o papel das empresas e dos governos na construção desse futuro sustentável, nesse sentido, foram pensadas 17 ações que visam trazer o desenvolvimento social e ambiental não apenas para empresas, mas para a sociedade como um todo.
Então, este é o ponto inicial de onde se deve partir para pensar com responsabilidade em mudanças ESG; é como olhar para um grande objetivo e depois de entendê-lo, partir para os pequenos tópicos que cada um (empresas) deve adotar para alcançar o objetivo em comum.
Conheça os 17 grandes desafios propostos pela ONU
- Erradicação da pobreza;
- Água potável e saneamento;
- Fome zero e agricultura sustentável;
- Energia limpa e acessível;
- Saúde e bem-estar;
- Educação de qualidade;
- Redução das desigualdades;
- Igualdade de gênero;
- Cidades e comunidades sustentáveis;
- Trabalho decente e crescimento econômico;
- Indústria, inovação e infraestrutura;
- Consumo e produção responsáveis;
- Parcerias e meios de implementação;
- Ação contra mudança global do clima;
- Vida terrestre;
- Vida na água;
- Paz, justiça e instituições eficazes.
ESG: Junte-se à mudança!
Ao olhar e entender os grandes objetivos, é possível enxergar o que a sua empresa pode adotar como prática para que não apenas a natureza e o planeta se beneficiem das ações socioambientais, mas que pessoas e comunidades sejam afetadas pelas boas práticas.
Nesse sentido, é preciso pensar muito além do selo verde, objetivo que tem feito muitas empresas adotarem práticas de greenwashing para que a sociedade acredite que suas práticas refletem responsabilidade com o futuro. Mas está muito além de pensar “verde”, é sobre estar próximo dos funcionários entendendo suas necessidades e buscando aprimorar os processos, trazendo eficácia, otimização do tempo e aperfeiçoamento da mão de obra, além de ações que levem em conta a saúde física e mental dos colaboradores. A mudança sempre começa primeiro por dentro.
ESG: A força motriz por trás da economia do futuro.
O importante é dar o primeiro passo! Nesse sentido, confira essa pequena lista com ações que te colocam no caminho para começar uma revolução na sua empresa e que te fará alcançar metas ESG a curto e longo prazo:
- Pensar ações que contribuem com a saúde dos colaboradores;
- Incentivar o respeito e a ética no ambiente corporativo;
- Estabelecer padrões éticos e ecológicos de compras;
- Valorizar e proteger a natureza;
- Reciclar;
- Economizar e reutilizar água;
- Consumir energia limpa;
- Produzir menos resíduos.
Começando com esses passos, você estará fazendo a diferença e com certeza se juntando ao grupo de pessoas e empresas que pensam o futuro de uma forma diferente e eficaz.
Além disso, você pode contar com a gente para entender melhor como as práticas de cunho socioambiental impactam diretamente no seu futuro. A Green Farm nasceu exatamente com o objetivo de ajudar empresas interessadas num desenvolvimento sustentável e saudável à natureza. Além de ser pioneira em vários projetos relacionados a preservação e elaboração de projetos que visam um futuro em que a natureza esteja inclusa e protagonize.
Agende um horário e venha conhecer nossos planos para o futuro.