eder_zanetti_livros

[google-translator]

Eder Zanetti é graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2000), MSC na área de Silvicultura (Sustainable Forestry and Land Use Management) pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg (2003) e Doutorando em Manejo Florestal Sustentável pela UFPR (2008).

Durante três anos foi responsável pela área de mutações climáticas globais e serviços ambientais das florestas no Centro Nacional de Pesquisas Florestais da Embrapa, professor de Manejo Florestal Sustentável na Amazônia Brasileira e nos Estados Unidos, através do programa Scholar-in-Residence da comissão Fulbright.

Atuou como profissional de Engenharia Florestal em 13 países (Brasil, Canadá, China, Rússia, EUA, Alemanha, Suiça, Suriname, Bolívia, Gana, Paraguai, Hong Kong e Itália), incluindo temas como Silvicultura Tropical e Plantações Florestais com espécies nativas e introduzidas, Manejo Florestal Sustentável de Impacto Reduzido, Certificação Florestal FSC e CERFLOR, Mudanças Climáticas Globais e Desenvolvimento de Projetos de Carbono, Pagamentos/Remuneração por Serviços Ambientais (incluindo PFM e REDD), Biomassa e resíduos para geração de energia, florestas energéticas, espécies alternativas para produção de biocombustíveis e assessoria para investidores no setor florestal, nacionais e internacionais.

Já produziu 8 livros e tem 5 publicados integralmente (Setor Florestal; Globalização e Vantagem Competitiva das Florestas; Certificação e Manejo de Florestal; Mudanças Climáticas Globais, Florestas, Madeira e Carbono).

Introduziu o tema da Arquitetura Florestal para arranjo de cenários florestais em larga escala. Atualmente, trabalha com sistemas eletrônicos de rastreamento, que incluem inventários florestais, de carbono, água e biodiversidade para implantação de MFS e de projetos para pagamento por serviços ecossistêmicos – PSE.

Ministra cursos de certificação de carbono e pagamentos por serviços ambientais, é revisor externo de metodologias florestais da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas (UNFCCC CDM AR ROE) e atua no assessoramento de empresas e proprietários rurais para o desenvolvimento de projetos florestais de carbono, incluindo mecanismo REDD (Redução de Emissões do Desmatamento e Degradação das florestas).

Desenvolve metodologias para sistemas de PSE e elaborou metodologia para criação do conceito de Cultivador do Bioma, para compatibilizar a produção de commodities com a conservação da natureza nos cenários rurais.