Em dezembro de 2016, nosso médico veterinário Dr. Luiz Samartano e equipe montou um laboratório para a produção de alevinos, estes alevinos serão recriados em recintos específicos até atingirem a idade juvenil, que então serão soltos nos rios do entorno do Projeto Greenfarm. (Paraná e Amambaí)
Este trabalho teve como objetivo, projetar e operacionalizar um sistema de produção de peixes “in loco”; inicialmente foram produzidos alevinos da espécie Piaractus mesopotamicus (Pacú), que posteriormente serão soltos, sendo que o principal objetivo do programa é o de acrescer o numero de indivíduos (reforço de espécies) nos rios e córregos da região.
Inicialmente utilizou-se a espécie “Pacu”, visto esta ser omnívora e não predadora plenamente adaptada ao bioma dos rios da região, o resultado foi satisfatório, produzindo uma significativa quantidade de alevinos.
Utilizou-se para a produção dos alevinos, matrizes dos próprios rios a que serão soltos os alevinos, mantendo-se assim a composição genética da espécie.
A Greenfarm realiza a soltura de peixes desde o ano de 2011, já tendo sido soltos exemplares das espécies Pacu (Piaractus mesopotamicus) e Piavuçu (Leporinus macrocephalus).
O projeto parte agora, para uma segunda etapa, com objetivo de desenvolver um estudo da viabilidade da produção e soltura de outras espécies que correm risco de extinção no bioma da região, em especial a Piracanjuba (Brycon nattereri).
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA GREENFARM CO2FREE
Luiz Henrique Elias – luizhenrique@greenfarmco2free.com.br
Silvia Indrigo – silvia@greenfarmco2free.com.br